Gostaria de explicar o significado do Sol e da Lua do ponto
de vista religioso. Isso constitui um grande mistério, razão pela qual talvez
pensem que eu esteja dando uma interpretação forçada ao assunto. O que eu vou
dizer, no entanto, é a pura verdade, e todos devem dar-lhe a máxima atenção.
O Japão possui três objectos tradicionalmente sagrados: uma
pedra (“tama”), uma espada (“tsurugui”) e um espelho (“kagami”).
A pedra representa o Sol; a espada, a Lua; o espelho, a
Terra. A pedra tem a forma do Sol; a espada assemelha-se à Lua Crescente, e o
espelho tem o formato de um polígono de oito lados. Estes lados representam os
oito sentidos, ou seja, os pontos cardeais e colaterais: norte, sul, este,
oeste, nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste.
Das três representações, a Terra dispensa comentários, mas o
Sol e a Lua têm um significado profundo.
Valho-me da interpretação dada pela Igreja Tenrikyo. Ela
confere à Lua o significado de empurrar, afastar, aguilhoar (“tsuki”), e ao
Sol, o de puxar, atrair (“hiku”). Considero interessantíssima esta
interpretação.
Na Era da Noite, tudo se fazia por repulsão. Os países
chocavam-se uns com outros, e o maior exemplo disso eram as guerras constantes.
Ora, os choques são empurrões recíprocos. Antigamente a luta se fazia com espadas
e a isto se dava o nome de “tsukiau” (golpear-se mutuamente). O mesmo termo
também se aplica ao acto de cultivar amizade. Embora os sinais gráficos
japoneses que representam os dois significados sejam diferentes, o som é
idêntico.
O termo “tsukissussumu” significa “vitória”, mas sua
tradução literal é “avançar empurrando”. É essa realmente a acção de “tsuki”
(Lua), que caracteriza a Era da Noite.
Ao contrário, temos “hiki” e “hiku”, que significam
“recuar”. Também significam “atrair”, “desistir da luta”, “ser derrotado”,
“resignar-se”, “abnegar-se” e “ser modesto”. Assim, todas essas acções se opõem
à acção da Lua.
De acordo com esse princípio, na Era do Dia tudo se baseia
em “hiki” (atracção). Aplicado ao homem, “hiki” é a humildade, pois esta não dá
ensejo a desavenças. Eis por que sempre dizemos que é melhor perder. Com base
no mesmo princípio, será possível a eliminação do conflito, a qual se inclui no
objectivo final da nossa Igreja: a construção de um mundo sem doença, pobreza e
conflito. Pela mesma razão dizemos ser muito bom ficar resfriado (“kase o
hiku”).
Como a acção da Igreja Messiânica Mundial está baseada no
Sol, isto é, na actividade do elemento Fogo, devemos conscientizar-nos de que as
nossas acções devem fundamentar-se na atracção, e não na repulsão. Assim, muitas
pessoas serão atraídas. Além disso, como o Sol é uma esfera, é natural que
precisemos ser pacíficos, puros, alegres, corteses e flexíveis.
25 de outubro de 1949
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